Programa Vida Iluminada:

Criado há mais de 10 anos pela Associação Mulheres Unimedianas - AMUSP, o Programa Vida Iluminada tem como prioridade a inclusão de pessoas com deficiência visual nos diferentes segmentos da sociedade com objetivo de promover a inclusão social, educacional e profissional das pessoas cegas e com baixa visão.

Aos poucos, o programa se estendeu para outras Associações Paulistas, que oferecem atividades de acordo com a realidade de cada região. Em Jundiaí, a AMU trabalha promovendo a inclusão social através:


Coral Vida Iluminada

Formado por cantores que possuem deficiência visual, o Coral vida Iluminada foi criado em 2013 o projeto tem como principal objetivo socializar os participantes.Os ensaios são realizados na sede administrativa da Unimed Jundiaí, com endereço na Avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, 25 Anhangabaú, todas as todas as terças-feiras, no período da manhã.

Quem tiver interesse em participar basta entrar em contato com a Nalva Carvalho, por meio do telefone (11)4583-1026 ou pelo e-mail sustentabilidade@unimedjundiai.com.br.


 
 

Responsive Image
Responsive Image


Concurso Literário

Em 2013, a AMU Jundiaí participou do Concurso Literário Estadual Para Pessoas Com Deficiência Visual promovido pela Associação Mulher Unimed do Estado de São Paulo. E pela grande aceitação da edição estadual, a AMU Jundiaí decidiu pela realização em 2014 do Concurso Literário Vida Iluminada, abrangendo as dez cidades atendidas pela Unimed Jundiaí: Cabreúva, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista;

O concurso consta de um texto em verso ou prosa, sendo obrigatória a adequação do texto ao tema proposto. O concurso compreende duas categorias: Juvenil – de 11 a 17 anos e, Adultos – a partir de 18 anos.

Os candidatos podem participar das Oficinas de Textos promovidas pela AMU constando de duas fases: Oficina de Produção Textual e Oficina de Reestruturação Textual. No sentido de incentivar o participante à produção do texto.

As Oficinas promovem a produção de textos ou quaisquer expressões que revelem as ideias e os sentimentos dos participantes sobre o tema proposto. Não é necessário que o texto a ser inscrito seja produzido nas oficinas, mas devem ser apresentados em tinta, na linguagem corrente de nosso país e obedecer ao tema. Todos os textos inscritos fazem parte de uma antologia, em tinta e Braille.

Os textos são avaliados por uma Comissão Julgadora escolhida pela AMU Jundiaí que seleciona os trabalhos a serem premiados em cada categoria.

Responsive Image

Oficinas de Arte

Trata-se de um projeto integrando a literatura, a música, a escultura, o desenho e a pintura na intenção de promover a formação integral do ser sensível e emocional. As Oficinas de Textos e Arte trazem uma vivência com narrativas, poesia, música, escultura e arte em geral, expressões que marcam a presença do ser humano no mundo e eternizam a sua história no tempo, possibilitando a recupeção emocional do ser através da arte.

Responsive Image
Responsive Image
Responsive Image
Responsive Image

Teste de acuidade Visual

Uma ação social para conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância do Teste do Olhinho, ou teste do Reflexo Vermelho. Com o apoio da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Fesp), a campanha é realizada por meio de informativos que ressaltam os benefícios do exame e o papel das mães em exigir a aplicação do mesmo em todas as maternidades. Promovida todos os anos no dia do Voluntariado, comemorado no dia 5 de dezembro. Na ocasião também é realizado o Teste de Acuidade Visual em crianças de três a sete anos e distribuição de material informativo, sobre a importância do teste.